Relacionamento e técnica são essenciais no mundo das vendas; porém assegura apenas uma parcela do sucesso. A maior parte desse sucesso, entretanto, se deve as qualidades pessoais devidamente desenvolvidas.
Um produto se vende principalmente porque quem o propõe mobiliza seu poder dinâmico, isto é, põe em jogo sua vontade de persuadir e utiliza todos os recursos possíveis para despertar confiança.
Um vendedor que se deixe impressionar por condições adversas e admite para si mesmo que não lhe resta alternativa que ceder ante o obstáculo, está derrotado antes de iniciar a luta.
De tanto submeter-se, perde o ânimo e foge cada vez que lhe apresenta uma situação difícil, convencido de que sairá derrotado. Vive sempre na defensiva; perde-se num mundo de atitudes negativas; tem que inventar desculpas, justificar-se constantemente e explicar sua derrota com lamentações e queixas deprimentes.
Um vendedor deve ser firme no seu propósito. Coragem, resistência, determinação de romper barreiras, eis o que chamamos combatividade, que deve ser a principal característica do homem que se dedica a vender. Tal qualidade deve ser desenvolvida nas linhas de debate, argumento, afirmação da individualidade, confiança própria.
O bom vendedor, dotado de vontade firme, confiança em si mesmo e espírito de luta, guia a mente e a vontade do cliente, vê seu poder se evidenciando quando o cliente começa a decidir se realiza ou não o negócio, se aceita ou não a proposta que lhe foi feita.
Grande poder pessoal, eis que o profissional em vendas deve possuir. A influência que se exercer sobre os demais determina sempre o grau de êxito que se alcance. O vendedor que confia exclusivamente na atração da sua oferta, por mais extraordinária que seja, mas, que se descuida de melhorar sua habilidade para propô-la, sofrerá logo um desengano e, em consequência, perderá o entusiasmo. É necessário, pois, lutar contra as influências deprimentes e não se deixar abater por elas, persistir e, contra a indiferença e atitudes negativas, opor o seu interesse pessoal com recomendações positivas.
Sucesso e boas vendas!
(Este texto eu dedico aos colegas de trabalho que adquiri em 25 anos de vendas).
sexta-feira, 3 de junho de 2011
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